domingo, 3 de outubro de 2010

Casados ou Solteiros?



Eu acho que ser casado é melhor que ser solteiro. Isto quando o casamento é bom. Por que do contrário, deve ser um inferno. Com o agravante que você tem que dar para o capeta (ou comer o inimigo, na versão masculina).

Segundo o comediante Rafinha Bastos, o homem não sabe o que quer. Quando está solteiro quer casar, quando está casado quer morrer... Engraçadinho.

Mas não é assim, não. Eu conheço um monte de casal feliz. Dos mais de cem casais que mantenho contato tenho certeza que três são felizes. Considero um bom número. O mais interessante de tudo é que os bem casados sempre dizem “Casamento é bom, mas é muito difícil” ou “É bom, mas é complicado, tem que ter paciência, etc”... Eu só desconfio quando dizem “Meu casamento é ótimo!”, “Ah meu marido é maravilhoso”. “Minha mulher é um anjo...”. Hummmm. Sei. Já começo a sentir cheiro de chifres, calmantes, choros baixinhos sob a água que cai do chuveiro e falsos jogos de pôquer, futebol ou coisa que o valha com os amigos.

Mas, a vida de solteiro não é tão ruim. É meio cansativa esta rotina de se arrumar, ir para a balada, paquerar, escutar blá, blá, blá; dançar, rir, anotar e-mail, passar e-mail, esperar telefonema, fugir de telefonema, etc... Cansa. O pior é não ter ninguém para contar, para construir uma vida juntos, com amor, apoio, cumplicidade e tudo aquilo que sonhamos (mesmo quem diz que não, no fundo sonha com isto. Ah, sonha!).

Por outro lado ser solteiro é emocionante! Cada dia é diferente, não sabe o que vai acontecer. É excitante! E não ter que dar satisfação? Isto, para mim, é o paraíso da existência. Deve ser trauma. Quando eu era adolescente (Sim, caros! Eu ainda lembro desta fase!) tinha que comunicar até uma ida a padaria. Tinha hora pra chegar, falar com quem e para onde iria. Enfim, um saco. Não tenho medo de responsabilidades, mas dar satisfação é terrível. Não me pergunte aonde eu vou. Eu sou fiel, honesta, legal e sincera. Não me pergunte aonde vou, com quem falei, com quem eu vou. Nunca.

Olha, aqui da minha pacata vidinha de solteira feliz dia sim, dia não (tenho tido mais dias sim!)contabilizo umas coisas muito boas:

1)A louça. Lavo sempre que posso. Mas, se ficar de um dia pra outro não é o caos.
2)Ando só de calcinha pela casa o dia todo e ninguém tem nada a ver com isso.
3)De repente quero ir ao cinema. Vou e não chamo ninguém. Amo cinema. E a hora de ir é agora. Como fico feliz assistindo um bom filme!
4)Atendo telefone se quiser.
5)Chego a hora que quiser. Saio com quem quiser. Durmo e acordo na minha hora.
6)Depois que o Nick morreu (Nicolau Copérnico, meu peixe Beta) não tenho que sustentar ninguém.

Aqui faço um aparte: ter filho deve ser maravilhoso. Amor incondicional é o único verdadeiro. Mas, crianças dão trabalho e requerem atenção. Uma coisa é pegar aquele bebê fofinho, brincar, trocar roupinha e colocar para dormir. Outra, muito diferente, é educar, comprar roupa, pagar escola, fazer comida preferida e acordar de noite para cuidar. Sei porque meu irmão é 11 anos mais novo que eu e tenho um afilhado... Repito é bom, mas é uma grande responsabilidade. Tem um ser dependendo de você. Acabou esta estória de ataque gay. “Ai, não resisti e passei o cartão. Final do ano vou para Paris!” Ou “Fui comprar um sapato. Não resisti, meti o cartão e comprei cinco pares de sapato e duas bolsas para combinar”. Arrã... Enfim, use camisinha e não esqueça de tomar a pílula.

Continuando a contagem...

7)Namorar é ótimo! Brigou? Vai dormir na sua casa. Quer fazer as pazes? Oba! Traz o energético aí que hoje tem! Pega o CD dos Rolling Stones.
8)Quero passar o dia lendo. Leio.
9)Não quero fazer sexo. Não faço e pronto. Viro para o lado da parede e durmo.
10)Quero acordar cedo e fazer caminhada. Faço. Chego e escuto minhas músicas clássicas sem ninguém fazer barulho ou me desconcentrar.
11)E ser cantada por vários gatinhos, ser admirada, ter sempre alguém te achando interessante... não tem preço! É fútil? É, mas inexplicavelmente existem bobagens que fazem bem danado para a auto-estima.

Você que é casada, me diga. Há quanto tempo seu marido não te faz um elogio? Você se sente realmente desejada? Outro dia uma colega casada disse que há anos ela não saía com um grupo de amigos para tomar um chopinho. Tava com cara de criança que acabou de ganhar um brinquedo.

E você homem casado? Tem se sentido desejado ou sufocado? E desde quando não rola um sexo selvagem num lugar estranho entre vocês? Hein? Hein? E aquela pegada maravilhosa quando você nem esperava? Aliás, com que freqüência vocês transam????

Bom, cada caso é um caso e as duas situações tem circunstâncias boas e ruins. Infelizmente, o número de homens casados que não podem ver uma mulher sem ficar doidos, parecendo cachorro no cio é impressionante. Muito maior que o de solteiros.

E a quantidade de mulheres casadas com rostos tristes, que se sentem só e parecem carregar o peso do mundo nas costas é de dar pena. Faz repensar toda a existência.

E isso tudo me parece que não surgiu na pos modernidade...

2 comentários:

  1. Boa tarde, tudo bem Leona?!

    É incrível como você descreveu meus pensamentos só que na voz feminina é claro...rs.

    A parte de dizer onde vai é um saco mesmo, antes eu não me importava com isso, mas agora estou namorando,e quando ela me liga começam as perguntas:

    -O que você fez hoje? Essa até que com um esforço eu aturo sem tremer o bigode.

    -Onde estava que demorou atender o telefone?! Essa me mata mesmo de ódio, considero quase a pior de todas...rs

    -Porque não me ligou ontem?!
    Será que precisa ser todo dia, parece até empresa cobrando pra bater o cartão todo dia...rs

    Sei que alguém poderá dizer que esse é o preço que se paga por um relacionamento e blá blá blá, essa cobrança com perguntas que mais irritam que acrescentam é que não entendo.

    Eu sou o tipo de cara que muitos consideram com grande potencial a levar chifre, o motivo segue abaixo:

    Perguntas do tipo: Será onde ela estava, não simplesmente não me assombram, se tiver que acontecer algo, sei que independe das perguntas que eu fizer...rs

    É como eu disse no começo e reafirmo, você descreveu em voz feminina o que eu penso, exatamente como eu escreveria, até a parte de ficar em casa só com roupa de baixo.

    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi, César! grata pelo seu comentário! Eu tb acho que se tiver que acontecer vai acontecer independente da minha investigação. Não acho que vc seja candidato a chifre. Acho que vc é mais seguro e basta. Agora andar nu em casa... Tem coisa melhor?

    bjo,

    Leona

    ResponderExcluir